Neo traderBot

Neo traderBot

Você sabia?

Um backtesting adequado deve buscar simular situações práticas do mercado (slippage, custo de operação, etc...)

Estratégias baseadas em múltiplos ativos (NOVA FUNCIONALIDADE DO PROFIT CHART)

Em 3 de agosto de 2022 foi lançada uma versão beta do ProfitChart que permite pela primeira vez a criação de estratégias utilizando dados de MÚLTIPLOS ATIVOS. Esta funcionalidade é aguardada há tempos e permitirá avançar bastante no nível de complexidade das estratégias até então implementadas na plataforma!

A princípio parece não haver limites para quantidade de ativos que você poderia utilizar dentro da estratégia e existem basicamente duas formas de utilizar dados de outros ativos: declarando uma série de dados como constante ou como parâmetro da estratégia.

Fizemos alguns testes na ferramenta para verificar o funcionamento das estratégias e gravamos um vídeo bem bacana no Youtube. Confira abaixo também como utilizar a nova funcionalidade em suas estratégias!

Reproduzir vídeo

Declarando ativo como constante

A declaração de constante deve ser feita como apresentado na figura abaixo. O comando Asset recebe dois parâmetros: o código do ativo (“ticker”) e o fluxo de dados do ativo, que para os ativos da B3 deve ser utilizada sempre a constante feedBMF.

				
					
const
  A1 = Asset("WINFUT", feedBMF);
				
			

Declarando ativo como parâmetro

A declaração do ativo como parâmetros é uma funcionalidade bastante interessante pois permite ao usuário trocar o ativo correlacionado na estratégia mudando apenas a propriedade da estratégia no gráfico aplicado (figura abaixo).

Para declarar um ativo como parâmetro, basta escrever com a síntaxe apresentada na figura abaixo. Note que não há chamada a função Asset, o que é feito pelo compilador do Profit Chat de forma ímplicita. No entanto, o usuário ainda precisa fornecer os valores padrão (default) semelhantes à declaração de constante: o código do ativo (“ticker”) e o fluxo de dados do ativo, que para os ativos da B3 deve ser utilizada sempre a constante feedBMF.

				
					
input
  A2("DOLFUT", feedBMF);
				
			

Utilizando dados das séries dos ativos declarados

Aqui não tem segredo algum! A manipulação dos dados dos ativos declarados dentro do corpo principal da estratégias funciona como qualquer variável.

Veja no exemplo abaixo uma regra de coloração que correlaciona tendência de baixa do ativo WINFUT com tendência de alta do ativo DOLFUT, pintando o gráfico de verde, e para demais situações pintando de vermelho.

				
					const
  A1 = Asset("WINFUT", feedBMF);

input
  A2("DOLFUT", feedBMF);

var
  sA1Media9 : Float;
  sA2Media9 : Float;

begin
  sA1Media9  := Media(09, A1.Close);
  sA2Media9  := Media(09, A2.Close);

  if (sA1Media9 > A1.Close) and (sA2Media9 < A2.Close) then 
    PaintBar(clGreen)
  else 
    PaintBar(clRed);
end;
				
			

Espero que tenham gostado desse artigo! Poder implementar estratégias com dados de outros ativos amplia bastante o leque de possibilidades para criação de regras e relacionamentos mais complexos. 

Vamos torcer para que venham ainda mais melhorias no editor de estratégias do Profit Chart! Bons trades a todos!

1 Comment

  • Mark

    Setembro 11, 2022

    Thanks for your blog, nice to read. Do not stop.

    Reply

Leave a Comment