Neo traderBot

Neo traderBot

Você sabia?

A NeoTraderBot é a primeira comunidade aberta no Brasil com foco em compartilhar informações sobre automatização de estratégias

Indicador VWAP – O mercado deixa rastro

Se você ainda não sabe o que é VWAP vamos começar pela definição desse indicador que é tão popular na análise técnica.

VWAP é uma sigla VOLUME WEIGHTED AVERAGE PRICE, ou seja, é o preço ponderado pelo volume, o que resulta em um “preço médio”. Simples, né!? Mas percebam que até na simplicidade há complexidade e possibilidade para se criar confusões.

E o que eu percebi é que há muitas pessoas aí pela internet falando besteira em relação à VWAP. Eu me dei conta disso quando decidi fazer um conteúdo sobre esse indicador e fui ver o que já havia disponível.

O que encontrei foi um monte de gente e vídeos com um número significativo de visualizações afirmando coisas sobre a VWAP que não são verdades. Acredito que essas pessoas não sabem muito bem sobre o que estão falando porque talvez nunca tenham se dado ao trabalho de calcular uma VWAP na mão ou estejam propagando o que viram em algum lugar sem utilizar senso crítico. O pior é que as pessoas que viram esses conteúdos podem ter aprendido conceitos errados e estejam utilizando de maneira incorreta o indicador. Mas vamos tentar ajustar isso com esse artigo!

Nós aqui na NeoTraderBot calculamos e DISPONIBILIZAMOS  VWAP para diferentes plataformas NinjaTrader, TraderEvolution e as plataformas da Nelogica (Profit e Black Arrow) e com diversas FUNCIONALIDADES ADICIONAIS  em relação aquelas habitualmente encontradas nas plataformas. Então temos propriedade para dizer como o indicador é calculado e confrontar falsos conceitos propagados por ai.

É o que vamos fazer nesse artigo e no final vou lhe passar os links para você utilizar os indicadores de VWAP da NeoTraderBot.

Fórmula matemática da VWAP

Tudo em análise técnica deriva de uma fórmula matemática ou de um algoritmo, nada é subjetivo quando se trata de indicadores. Vamos ver o que é, objetivamente, a VWAP:

É uma fórmula muito simples! É a famosa média ponderada que vimos na escola no ensino fundamental. Aqui estamos ponderando o preço negociado pelo volume negociado. 

Só essa fórmula acima já bastaria para você entender o que é a VWAP…Mas é claro que uma coisa é o conceito, outra coisa é aplicação prática daquele conceito. Quando precisamos esmiuçar os detalhes, definir em termos práticos como vamos obter cada variável da fórmula e como vamos proceder o calculo é que surgem algumas perguntas.

Então vamos especificar melhor o que são cada uma das variáveis:

  • Vi é o volume negociado em um determinado momento (instante i) e que utilizamos em termos de quantidade de papéis ou contratos. Não teria muito sentido usarmos em termos de volume financeiro, pois isso iria ponderar com mais peso ainda quanto maior fosse o preço negociado, para um mesmo volume negociado em diferentes faixas de preço;
  • Pi é o preço negociado no instante i. Podemos utilizar diferentes preços, preço de fechamento do candle, preço do negócio, preço típico, etc…Em geral, as plataformas utilizam o preço típico (média do preço de fechamento, máxima e mínima de uma barra), pois isto não exige muito esforço computacional. Ou seja, não sobrecarrega sua máquina com cálculos sobre cada negócio realizado e obtem-se um valor aproximado da VWAP trade a trade;
  • Por fim temos um somatório e, portanto, um índice na fórmula (i). Esse índice refere-se à janela de cálculo da VWAP. É comum falarmos de VWAP diária, semanal, mensal ou mesmo o que o pessoal chama de VWAP ancorada, que nada mais é do que iniciar o cálculo a partir de uma data e hora específica. Então se estivermos calculando VWAP apenas sobre dados de barras, o índice será referente à barra, mas nada impede de calcularmos a VWAP sobre cada negócio realizado, assim o índice será referente a cada negócio realizado.

Ok! Acho que já deu para entender o que é o cálculo da VWAP. Vamos agora argumentar sobre algumas afirmações que escutamos sobre VWAP e entendermos melhor o que é correto e o que não é correto afirmar.

A VWAP é um tipo de média móvel?

Direto ao ponto: não, não é! Mas vamos fazer alguns paralelos para que isso fique bem claro.

O que é a média aritmética? Nada mais é do que uma média ponderada, mas ao invés de ponderar pelo volume, como no caso da VWAP, damos o mesmo peso para todos os preços negociados. Esse peso igual para todos os preço na fórmula de média ponderada se anula restando apenas o somatório de preços dividido pela quantidade de preços.

Seria a VWAP parecida com a média exponencial? Também não…A média exponencial dá mais peso aos preços recentes, mas carrega para todo o futuro as informações de preço anteriores. É claro que ao longo do tempo os preços mais antigos acabam tendo um peso muito pequeno no cálculo da média exponencial no instante de tempo recente.

Seria a VWAP uma média móvel? Não!!! Também não é porque a janela de cálculo não é deslizante, ela não acompanha as últimas n barras ou os últimos n negócios. MASSSS nada impede de se fazer uma implementação desse tipo. Você não encontra esse tipo de implementação por aí (com janela deslizante) porque para ser bem sincero poucas pessoas chegam a explorar mais profundamente os cálculos dos indicadores e menos pessoas ainda chegam a implementar os cálculos via programação.

O que é a VWAP ancorada?

Não é nada diferente do que a fórmula que já foi apresentada. Praticamente todas as VWAPs que vemos por ai são ancoradas, mas geralmente a ancoragem, ou seja, o ponto de partida para calculo é o início do dia, o início da semana ou o início do mês.

Mas o mercado não negocia em função da semana começar ou do mês começar…o mercado é contínuo, é dinâmico, ele não espera uma barra de candle ou um box de renko fechar para negociar, embora o setup operacional de praticamente todos PFs seja assim.

Os fundamentos para movimentação do grande capital vão muito além de meras especulações ou coincidências gráficas. Então alguns traders começaram a pensar: por que não iniciar o calculo da VWAP em um ponto especifico no tempo? Poderia-se, por exemplo, monitorar a VWAP na primeira hora após abertura do mercado a vista e considerar a VWAP ao final desse periodo como referência para as operações no dia.

Assim as pessoas cunharam esse termo de VWAP ancorada quando o calculo da VWAP inicia em um determinado ponto diferente do início do dia, semana ou mês.

A VWAP usa dados de cada negócio realizado?

Não precisa, mas pode! Geralmente a VWAP é calculada com o preço típico das barras reduzindo assim o esforço computacional e a necessidade de obter dados trade a trade. O preço típico nada mais é do que a média aritmética dos preços de fechamento, máximo e mínimo de uma barra.

A implementação de VWAP com preço típico é o padrão de todas as plataformas. São poucas as plataformas que oferecem a opção de calcular a VWAP com dados de trade a trade ou que suportam a possibilidade de você programar uma VWAP dessa forma. 

A VWAP mede o preço médio dos big players?

Claro que não! Para se calcular o preço médio da posição agregada de um player precisamos levar em consideração se a operação foi de compra ou de venda. Vocês viram esse tipo de informação na fórmula de cálculo da VWAP!?

Quanto mais volume negociado houver em determinado nível de preço, mais fortemente a VWAP será atraída para aquele nível de preço. Mas não importa se nesse nível de preço está ocorrendo mais agressões de venda ou de compra, o que importa é o volume negociado. Ou quanto mais o preço se deslocar, mas a VWAP será atraída para as novas regiões de negociação.

O mais comum é vermos o calculo de VWAP do ativo (considerando todos os players). Mas podemos calcular VWAP por player ou corretora. Aqui na NeoTraderBot fizemos isso para a plataforma TraderEvolution e você pode conferir em nossa área de indicadores.

Já o cálculo de preço médio (entendido como sendo o preço médio da posição) não é possível de calcular para o mercado como um todo. Só podemos calcular o preço médio de posição para cada player ou conjunto de players e para isso precisamos identificar cada trade como sendo de compra ou venda para fazer o cálculo correto.

Então perceba que a VWAP de um player será diferente do preço médio da posição do player. Enquanto o preço médio irá fornecer qual é o ponto de breakeven da posição total do player, a VWAP vai demonstrar em torno de qual região de preço ele está negociando mais, seja com ordens agressoras ou passivas (pendurando no book).

Os Big Players usam VWAP para realizar suas operações?

Sim e não! Big players não usam VWAP como motivação para uma estratégia de negociação. A motivação para abri, aumentar uma posição, reduzir ou encerrar é ditada por um processo decisório diferente do que uma simples análise de um indicador técnico.

Os big players realizam negociações volumosas e não podem fazer o ajuste de posição em um intervalo de tempo muito curto devido à limitação de liquidez do mercado e também para não expor suas intenções aos demais players. Se ficasse clara a estratégia do player,  os demais poderiam agir de maneira a se beneficiarem da necessidade do outro. Por isso os big players estão sempre buscando liquidez para suas negociações e fracionando o máximo que podem seus lotes.

Uma vez que um big player começa a negociar, ele sabe que a sua própria negociação vai impactar a VWAP do mercado. Assim, ele precisa calibrar o seu próprio algoritmo para que sua atuação não seja exagerada em relação a liquidez do mercado, evitando causar um sobrepreço durante o processo de ajuste de sua própria posição.

O big player quer pagar o preço que o mercado está oferecendo naquele momento e que já está precificado o risco em seu planejamento. Como o horizonte de ajuste de sua posição pode durar mais do que 1 dia, executar suas ordens de tal forma que a sua própria VWAP esteja próxima da VWAP do mercado é uma indicação de que ele pagou um preço justo no seu ajuste de posição. Ele não pode se dar o luxo de não executar todas as ordens ao final do horizonte, aguardando pelo momento mais oportuno para ajustar sua carteira, pois isto pode lhe custar mais caro do que pagar a VWAP do mercado.

O que ninguém te diz...

O que ninguém te diz porque provavelmente não pararam para pensar na matemática do cálculo é que sendo a VWAP um eixo gravitacional de preço negociado, existe uma inércia para mudança do valor da VWAP.

Quanto mais tempo se passa desde o início do cálculo da VWAP, mais estável se torna o seu valor e mais volume negociado ou distância em relação ao preço da VWAP são necessários para mudar o valor da VWAP. É por isso que a VWAP apresenta maior volatilidade no início do período de cálculo, pois o volume acumulado é pequeno em relação ao volume de cada instante de cálculo e, possivelmente o range de negociação também será menor do que o range de negociação ao final do dia.

No inicio do pregão, grandes volumes em regiões limites de negociação de preço tendem a deslocar rapidamente a VWAP e em termos percentuais a quantidade de pontos de diferença da VWAP é representativa no range diário de negociação até o momento, bem como o volume negociado nessas regiões em relação ao volume acumulado nas demais regiões. Os deslocamentos de preço lentos e com baixo volume podem gerar o mesmo deslocamento da VWAP. No entanto, será necessária uma excursão de preço grande para que o trader observe no gráfico da VWAP uma inclinação menor e mais prolongada no tempo.

Já no meio do pregão, quando o range de negociação pode já estar próximo do que será o range diário, volumes significativos de negociação em uma região de preço tendem a ser menos representativos do volume total dos demais níveis de preço e o deslocamento da VWAP em relação ao range diário tende a ser menor em termos percentuais. Isso reflete em mudanças de preço na VWAP que parecem muito pequenas em relação ao range diário, dando a percepção de maior estabilidade do valor da VWAP. Isto é ainda mais evidente quando o deslocamento da VWAP se dá devido à excursão de preço com baixo volume de negociação.

Então afinal, qual é a interpretação que podemos dar à VWAP?

Não são os preços que são atraídos pela VWAP, mas sim a VWAP que é atraída pelos preços/volume. O efeito dessa atração depende do contexto, momento do dia, volume negociado em demais regiões. Portanto, a VWAP pode ter fornecer alguns insights para análise do mercado, mas não é suficiente para ler o contexto.

A VWAP não necessariamente se movimenta em direção de regiões com maior liquidez, pois pode estar sendo atraída por um deslocamento de preço sem volume relevante. 

Se houver, por exemplo, duas regiões de liquidez: um suporte e uma resistência, onde há maior volume de negócios (volume quase igual na região de suporte e de resistência) e o mercado estiver negociando entre esses dois extremos?, possivelmente a VWAP ficará estável na linha de centro entre essas duas regiões.

A conclusão que quero chegar com esse exemplo é que o valor da VWAP em si não é tão importante assim porque depende da distribuição dos volumes negociados por nível de preço. Muitos traders utilizam a VWAP como região de suporte ou resistência, mas a informação isolada de VWAP não permite realizar tais inferências, pois é necessário avaliar outros aspectos, ou seja, o contexto do valor da VWAP.

A informação importante que a VWAP pode nos passar é na interpretação de sua inclinação e sua posição relativa ao preço atual. Mas para pintar o quadro completo ainda é necessário ter informações do volume negociado por nível de preço e, portanto, é comum vermos a associação da VWAP com a ferramenta de Volume Profile. Vamos ver o exemplo abaixo para ilustrar o que estamos dizendo.

Caso de exemplo - WINZ23 no dia 22/11/23 (Gráfico 5 min)

Mercado de futuros abriu às 09:00. 

Na primeira barra a VWAP (linha branca) será o preço típico (linha amarela). Temos também ao fundo o gráfico a ferramenta de Volume Profile.

Observe que nos primeiros 45 minutos houve uma distribuição aparentemente homogênea de volume negociado no range de negociação até o momento. A VWAP está sendo atraída pelo preço típico acima da VWAP.

Houve uma retração no preço, quando o preço típico da barra de baixa toca a VWAP. Alguns poderiam interpretar isso como uma região de suporte…apesar de ser uma mera coincidência gráfica.

Em seguida o preço volta a subir, junto o preço típico, puxando a VWAP para cima. Podemos dizer que nessa situação a VWAP poderia ser interpretada como um suporte para esse movimento de alta?

Eu diria que ainda é cedo para traçar um cenário baseado nessas informações. Vamos ver o que acontecerá em seguida….

Mercado à vista abriu às 10:00. 

Houve um volume expressivo de negociação na abertura do mercado, valor negociado do WIN caiu abaixo da VWAP.

Agora o preço típico das barras encontra-se abaixo da VWAP. A inclinação positiva da VWAP começa a andar de lado.

Pelo Volume profile, não é possível identificar claramente agressões mais pronunciadas de compra ou venda. O mercado parece estar ainda sem um direcionamento claro.

Que tipo de informação podemos extrair da VWAP para tomar alguma ação de compra ou venda no mercado?

Ao meu ver, nenhuma…A negociação neste momento está proxíma da VWAP, o range diário ainda é curto e não parece haver um consenso no mercado.

O mercado está consolidado? Difícil afirmar isso nesse momento…Saber operar é também saber não operar. Ou seja, os indicadores ainda não indicam nada relevante.

20 minutos após a abertura do mercado à vista (prestes a encerrar o candle de 10:15). 

Preço típico cruza novamente a VWAP, negociação atinge região de máxima do dia e o volume profile indica prevalência de agressões de compra com quase nenhuma agressão na venda.

A barra de alta atual irá naturalmente puxar a VWAP para cima, tendo em vista o preço típico e o volume significativo de negociações na barra atual.

Observe que esse distanciamento da VWAP em uma região de rompimento da máxima com prevalência de ordens agressoras de compra poderia ensejar sim uma abertura de posição comprada, com stop no valor de VWAP atual. 

Pode ser o início de uma pernada de alta que só o futuro irá confirmar ou não essa leitura (e especulação, claro!).

 

10:35 – Mercado andou a favor da posição de compra

Pernada de alta se deu com volatilidade. As barras recentes apresentaram as sombras maiores do que os corpos dos candles.

Naturalmente que a VWAP acompanhou com inclinação positiva, mas havendo uma ampliação da distância em relação ao preço atualmente negociado. 

O caminho até a atual região de preço se deu com volume menor e espalhado em diversos níveis de preço.

Devido à distância da VWAP, o trader poderia pensar sobre a relação Risco/Retorno dessa operação no momento. Na abertura da posição, o risco era de aproximadamente 150 pontos. Neste momento, ele está com 250 pontos de lucro.

Seria prudente proteger essa operação em uma relação 1:1, ou seja, garantindo 150 pontos de lucro, mas ainda deixando margem para uma possível continuidade do movimento.

Para onde o mercado vai, a VWAP não pode dizer. Portanto, uma boa gestão de risco pode ser a diferença entre um trade vencedor ou com prejuízo.

 

11:05 – 45 minutos de trade

Preço é negociado 375 pontos acima da entrada da compra. Já se observa que a inclinação da VWAP vem diminuindo, sugerindo uma possível região de consolidação ou risco eminente de correção.

O mais prudente seria fazer uma nova proteção de ganho, que poderia ser na região de 12.460, garantindo assim um lucro mínimo na operação de 310 pontos e ainda deixando um pequena margem para a continuidade do movimento (embora seja menos provável). 

O volume profile agora marca duas regiões de liquidez com volumes de negociação semelhantes. Uma região entre 127.460 e 127.650 que é a atual região de negociação e uma região que poderia ser encarada como suporte (127.100 a 126.950). 

Observe que entre essas regiões há níveis de preço com pouco volume de negociação. Nesta situação, não se pode enxergar a VWAP como uma região de resistência.

 

11:20 – 1 hora de trade

Região de preço continua acumulando volume, embora o volume por candle esteja em patamar mais baixo. VWAP continua a estabilizar, reforçando a hipótese de consolidação e eminência de correção.

No book, verifica-se uma quantidade de ordens de venda logo acima do preço negociado. Continuando a administração de risco da operação, o recomendável é apertar o trailing stop no preço 127.560, visando assegurar o lucro da operação em 410 pontos.

11:30 – 1:10 de trade

Preço rompe ordem região do book que tinha um volume considerável de ordens. Distância para VWAP é ampliada.

Como o volume de negociação na região não aumentou, a VWAP vem se aproximando assintoticamente de um preço de equilibrio, puxada em amior parte pela distância do preço de negociação em relação à VWAP.

O stop móvel é deslocado para 127.635, garantindo um lucro de 485 pontos.

 

Trade é stopado às 11:40 com 485 pontos de lucro. O que acontece depois?

Veja que após o stop, o mercado devolve o movimento de alta iniciado ás 10:20. A VWAP estabiliza em um nível de preço mais próximo da parte superior de negociação do range diário.

A distribuição de volume negociado nos níveis de preço começa a ficar mais homogênea. O deslocamento de preço na VWAP ficará menos sensível ao volume negociado por nível de preço, devido ao atual acúmulo de volume diário e a excursão dos preços passará a ter um papel mais predominante na VWAP.

Observações gerais sobre a VWAP

Quanto maior for a inclinação da VWAP ou a tendência a se inclinar positivamente, mais volume de negociação está se acumulando nos preços atuais em relação ao passado, ou mais os preços estão se afastando da VWAP. Ou seja, o mercado tem interesse em negociar em outra região de preço. Mas qual tipo de interesse? Comprador, vendedor, posições estão sendo abertas, estão sendo stopadas, lucro está sendo realizado? Fique atento à taxa de desaceleração da VWAP…pois pode dar sinais antecipados de uma possível consolidação ou correção do movimento.

Perceba que só a informação de VWAP não é suficiente para entender o contexto do mercado naquela região. É preciso entender se está havendo mais agressões na compra para entender se o mercado está ganhando força para uma possível pernada de alta ou se é o resultado do stop de posições vendidas a nível de preço inferior. Ou se são agressões de venda que poderiam representar a defesa de uma região de preço, sinalizando uma resistência. Existem múltiplos cenários possíveis de contexto para o mesmo valor de VWAP e a mesma região de preço negociada.

Assim é necessário analisar outras informações para interpretar o cenário com consistência, sempre baseado em dados e sem “astrologia de indicadores”. O uso consciente dos indicadores técnicos é fundamental para aprimorar o trading e estabelecer um modelo operacional coerente com as estruturas subjacentes do mercado, como ele funciona de verdade.

E as bandas de VWAP? O que são?

Você pode calcular o desvio padrão da VWAP para ter uma ideia de região de variação de preço em torno da VWAP e calcular multiplos desse desvio como medidas de bandas da VWAP.

As bandas podem ser usadas para analisar a movimentação de preço sob um prisma de reversão à média ou de início de uma tendência.

Em um cenário de consolidação de preços, traders utilizam o distanciamento de preços em relação à VWAP por meio de bandas  da VWAP para iniciar operações visando o retorno do preço a VWAP.

Em cenários de inicío de uma tendência, traders podem utilizar as bandas de VWAP aliada a outras informações como confirmação de um início de tendência. Poderia-se realizar abertura de posições a favor da direção de movimentação da VWAP e em algum um nível de banda VWAP atingido por retração de preço ou rompimento de banda.

Traders podem ainda fazer um estudo estatístico e otimização do indicador de bandas de VWAP para determinar bandas específicas e o tempo de permanência de preço em determinada região entre bandas para aumentar a chance de entrar a favor de uma possível tendencia que inicia.

Indicadores VWAP da NeoTraderBot

Tendo em vista tudo isso que falamos anteriormente, convidamos você a conhecer os INDICADORES DE VWAP desenvolvidos pela NEOTRADERBOT, tanto as versões gratuitas quanto pagas.

Todos os indicadores da NeoTraderBot são diferenciados em relação aos que você encontra por aí, porque prezamos muito pela qualidade técnica tanto em termos de programação quanto em termos de aplicação dos mesmos. Não obstante você irá perceber também que as versões pagas possuem FUNCIONALIDADES ADICIONAIS E DIFERENCIADAS, AGREGANDO AINDA MAIS VALOR PARA O SEU MODELO OPERACIONAL DE TRADING.

Desejamos sucesso em seu Trading!

Leave a Comment