Neo traderBot

Neo traderBot

Você sabia?

Abordamos o tema de automatização de estratégias em NTSL, MQL5 e NinjaScript!

Tratamento de ordens no Profit

Estou escrevendo esse artigo para reunir as informações geradas pela série de 3 vídeos, nos quais eu tratei de forma aprofundada todos os aspectos relacionados ao tratamento de ordens no Profit.

Antes de começarmos é importante lembrar que todos os achados e conclusões dessa série refletem a situação atual do Profit Chart, a qual pode se alterar pelas atualizações da plataforma, tornando algumas conclusão inválidas para versões futuras do software.

A seguir vou tentar resumir o conteúdo dos vídeos ao leitor, embora eu recomende que  assistam aos vídeos, pois faço demonstrações visuais e até mesmo dentro da Plataforma Profit para explicar o conteúdo da forma mais completa possível.

Vídeo 1: Tipos de Ordens

Reproduzir vídeo

Neste primeiro vídeo da série (Tipos de ordens) são abordadas  questões conceituais e, portanto, independe de futuras atualizações do Profit chart. O vídeo está diretamente relacionado a como o mercado financeiro funciona sob a ótica da lei de oferta e demanda. 

Explica-se o funcionamento do Book de Ofertas (Livro de ofertas), representando obviamente o lado da oferta, no qual os participantes registram seus interesses de negociação. Bem como o conceito de agressão, o qual representa o outro lado do modelo, a demanda. São as agressões ao Livro de ofertas que fazem o valor de negociação de determinado ativo variar ao longo do tempo.

Tendo entendido isto, eu explico os três tipos de ordens possíveis de serem enviadas ao mercado financeiro pela plataforma profit: À mercado, Limitada e Stop.

Ordens à mercado

As ordens à mercado são enviadas à corretora ou bolsa de valores sem um preço definido, pois elas consomem a quantidade demandada no livro de ofertas no valor que o ativo está sendo negociado no momento. É importante entender que as ordens à mercado são do tipo agressora.

Assim, dependendo da quantidade demandada na ordem, e da liquidez do ativo, pode ocorrer uma variação grande entre os negócios realizados para concluir a quantidade demandada. Sendo o preço da ordem representado pela média ponderada dos negócios realizados para cumprir a ordem.

Ordens limitadas (tipo limite)

As ordens limitadas são enviadas a bolsa de valores e incluídas na fila de execução do referido nível de preço do Livro de Ofertas. Em outras palavras, o envio de uma ordem limitada depende da quantidade desejada e do preço desejado.

Assim, ordens limitadas de compra devem ser enviadas com preço desejado abaixo do preço negociado no momento. E de forma análoga, as ordens limitadas de venda devem ser enviadas com preço desejado acima do preço negociado no momento. Isto é algo bastante óbvio, pois o Livro de ofertas é construído dessa forma.

Pense bem, se você enviasse uma ordem limitada com preço acima do preço atualmente negociado, significa que você está disposto a pagar mais pelo ativo. Assim, sua ordem será executada instantaneamente.

As ordens limitadas são o tipo de ordem utilizados para definir o alvo dos trades e deixar este desejo de fechamento da posição já disposto no Livro de ofertas.

Ordens stop

As ordens stop são enviadas a bolsa de valores e ficam “penduradas” aguardando pela sua execução. Esse tipo de ordem possui dois parâmetros: um preço de gatilho e um preço de offset, ou seja, um preço máximo de execução.

Quando o preço de negociação atinge o gatilho de preço definido na ordem, é enviada uma ordem a mercado para executar a ordem stop.

Assim, por atuarem com gatilho, e não fazerem parte do book de ofertas, as ordens stop podem ser usadas em duas situações: para limitar perdas de uma posição já aberta (stoploss), ou para abrir uma posição em um preço pior do que o atualmente negociado.

Conclusão

Compreender o que é cada tipo de ordem é fundamental para operar no mercado financeiro e programar suas estratégias automatizadas.

Para além disso, é importante entender como cada tipo de ordem é tratada pela sua plataforma em contexto de backtesting, sinalização de abertura/fechamento de posições em gráficos de tempo real e operação autônoma dos robôs.

Este é o objetivo do segundo vídeo da série, demonstrar o tratamento dos tipos de ordens em cada contexto da plataforma Profit Chart, de forma que você compreenda as nuances do software utilizado.

Leave a Comment