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Curso Básico – Lógica de Programação

Aula 04 – Reutilizando código

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Funções são essenciais na programação.

No mundo da programação há um constante esforço por tornar as linguagens cada vez mais naturais para nós seres humano (mais fáceis de programar), bem como mais eficientes (consumirem menos recursos computacionais).

Para o programador não é diferente, ele sempre está tentando programar cada vez melhor e mais rápido tendo em vista sua experiência acumulada, refletindo em códigos mais concisos (menos linhas de código) e mais eficientes.

A forma mais primitiva de ganhar velocidade em sua programação seria COPIAR e COLAR o que já fez no passado para resolver um problema e adaptá-lo para o problema que está tentando resolver. Acredite! Como programadores, fazemos muito isso! Mas uma forma mais estruturada de reutilizar código é por meio da criação de funções, o que veremos a seguir.

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O que são funções?

Antes de definirmos as funções vamos pensar melhor sobre o que é um programa! Um programa é a transcrição de um algoritmo em um código fonte que pode receber parâmetros, executar um conjunto de ações e retornar um resultado.

As funções também fazem exatamente isso, talvez pela única exceção de que elas estão contidas dentro dos programas. As funções são pedaços de código fonte que podem receber parâmetros, executam um conjunto de ações e podem retornar um resultado.

E quando é que criamos funções? Quando queremos fazer exatamente uma coisa que já fizemos em outro momento no nosso programa, ou seja, reutilizar código.

Qual a vantagem de usar funções? A gente economiza linhas de código e se precisar alterar as ações executadas, precisaremos mudar apenas em um lugar (dentro da função), ou seja, para facilitar a menutenção do código. Caso não tivesse uma função, o mesmo pedaço de código poderia estar replicado em vários lugares do seu programa! Tornando mais trabalhoso e susceptível a erros uma correção no código.

Assim, as funções servem também para generalizar em função dos parâmetros. Dentro delas podemos ter declaração de variáveis que serão conhecidas como variáveis locais, ou seja, são apenas utilizadas dentro da função.

Vamos a um exemplo para ilustrar isso melhor. Suponha que tenhamos um programa que calcule área de uma circunferência diversas vezes, o que você sabe que basta fazer a seguinte conta: pi*r**2 (onde r é o raio da circunferência). Assim, eu poderia criar uma função para realizar esse cálculo:

				
					
calculaAreaCircunferencia(raio: Real)
  real área;
  area = 3.1415*raio**2;
  
  return área;
				
			

Quando precisássemos calcular a área de uma circunferência com raio 10, apenas iríamos chamar a função calculaAreaCircunferencia(10) que ela retornaria o valor desejado.

É importante ressaltar que uma função pode receber mais de um parâmetro, mas geralmente retorna apenas uma estrutura de dados. Eu disse geralmente porque também há linguagens de programação que permitem às funções retornarem mais de uma estrutura.

Em algumas linguagens de programação são dados nomes diferentes para funções, a depender se retornam ou não valores. Por exemplo, tem linguagem que dá o nome procedure quando não há retorno de valor e function quando retorna…Novamente ressalto que estas especificidades de cada linguagem e é algo que será estudado quando você for se aprofundar em alguma delas. Para o momento, basta que tenha compreendido o diagrama abaixo que representa uma função.

Concluindo...

Ao longo das últimas quatro aulas, vimos de forma bem objetiva e prática os conceitos mais básicos da programação, passando por algoritmos, estrutura de dados, código fonte, compiladores, tipos básicos de dados, estruturas de controle e funções.

Com a informação apresentada até o momento, você já tem uma base inicial para implementarmos seus primeiros programas em uma linguagem específica. Isto é o que faremos na próxima aula! Nos vemos lá!

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