Espera aí! É possível automatizar sem programar? Então para que eu vou perder meu tempo aprendendo a programar!? Aposto que você deve ter pensado isso….rsrsrs…Ok! É um argumento bem válido…Mas vou te mostrar alguns pontos que talvez ajudem você a enxergar melhor a médio e longo prazo.
Para regras muito simples de coloração, estratégias de negociação e stoploss, ou um Screening (se não souber do que estou falando…leia o documento sobre Tipo de Estratégias), você pode recorrer a interface gráfica do Profit e criar a sua própria regra sem a necessidade de escrever código.
Se você não sabe programação (AINDA!!!) acho que vale a pena explorar essas funcionalidades! Fizemos vários vídeos explicando as estratégias e automatizações que você pode fazer no Profit Chart sem a necessidade de programar e criamos essa playlist no Youtube!
Mas em pouco tempo, você encontrará dificuldades para criar regras ou pouco mais sofisticadas pela interface gráfica. Além disso, perceberá que não acha lugar nenhum explicando o que gostaria de saber e tampouco conteúdos de qualidade na internet (exceto os materiais da NeoTraderBot…kkkk). Para ser muito sincero, a documentação da Nelogica, que é a empresa que desenvolve e mantém o Profit Chart, é muito “minimalista” (estou tentando ser político para não falar um português mais claro!).
Além disso, a interface gráfica do Profit também te obriga a descrever suas regras de uma forma que pode dificultar a manutenção e ajustes futuros. E para fazer algumas coisas, você precisa saber exatamente o mesmo comando que precisaria saber se estivesse programando! Ou seja, não há vantagem nessa situação…é melhor programar mesmo!
Então para resumir, recomendamos fortemente que aprenda a programar o quanto antes! Aqui na NeoTraderBot você tem acesso a tudo que precisa para aprender a automatizar suas estratégias, desde o Curso Básico de Lógica de Programação e o passo-a-passo para fazer todas automatizações na plataforma Profit, até exemplos completos da implementação de estratégias de execução (robôs)!
Mas se ainda não sabe nada de programação e tem algumas ideias de coisas simples que pode fazer para te ajudar no seu operacional, então tente implementar pela interface gráfica, enquanto investe parte do seu tempo para também aprender programação. Se você não conseguir fazer pela interface gráfica é porque não é tão simples quanto imaginava!
E o que podemos automatizar no Profit sem escrever código? Segue a lista abaixo e a nossa playlist ensinando como automatizar cada etapa do seu operacional!
- Estratégias de negociação: automatização de ordens de ganho, saidas parciais e stoploss na abertura de posições;
- Estratégias de stoploss: Autobreakeven (desloca stoploss uma vez atingido um lucro mínimo, evitando assim que o trade resulte em prejuízo em um movimento contrário à posição) e Stop móvel (Trailing stop) que é uma técnica para proteger ganhos já alcançados a medida que o preço do ativo anda a favor da operação;
- Screening: filtro de ativos que estejam na condição adequada, de acordo com o seu operacional, para abrir posição, liquidar posição existente, etc…
- Regras de alarme: configuração de alarmes sonoros e visuais para alertar o trader sobre um condição específica em um ativo determinado.
- Regras de coloração: configuração de coloração de gráficos e barras de acordo com a preferência do trader para indicar situações específicas ou gatilhos para seu setup operacional;
- Regras de execução (robôs): em resumo são regras para criação de um robô. Apesar de poder criar robôs sem escrever código eu recomendo criá-los apenas por meio de código fonte.
No próximo documento vamos abordar as melhores práticas de programação, para que possa evoluir de forma assertiva, em um bom ritmo, escrevendo códigos-fonte organizados legíveis (fáceis de entender para você e para outros…no futuro você vai entender essa frase!) e mantendo uma curadoria adequada de suas estratégias.